Zona 2 do ANIMAG faz avaliação do ano 2009/2010

No dia 20/07/2010, pelas 15h00, os representantes dos Institutos da ANIMAG 2 reuniram-se na casa das Missionárias da Boa Nova.
Estiveram presentes: Palmira (missionária da Boa Nova). Joana (missionária Comboniana), Ir. Fátima (missionária Comboniana), Pe. Jorge (missionário da Consolata), Pe. Farias (missionário do Espírito Santo), Pe. António Augusto (missionário Dehoniano), Pe. Claudino (missionário Comboniano), Ir. Fernanda (Franciscana Missionária de Maria).
Foi uma reunião de avaliação e de programação.

Avaliação do ano 2009-2010:

Positivo:
O ano foi bom e conseguimos avançar. A partilha de experiências foi boa, assim como a relação que se criou no grupo. Necessário continuarmos a valorizar o trabalho em equipa, porque as experiências vividas pelos diferentes Institutos são uma mais valia para a animação missionária.  

Menos positivo:
O calendário das reuniões não foi totalmente cumprido. Algumas mudanças de data de reuniões não foram previstas, nem avisadas com antecedência suficiente. A ausência constante de alguns Institutos leva-nos a perguntar porque será que sendo tantos a pertencer à ANIMAG 2 somos tão poucos nas actividades de conjunto? Demasiada Limitados à semana missionária de Aveiro; poderia haver actividades com dois ou três missionários em algumas paróquias, escolas, etc. O relacionamento com o Secretariado Diocesano de Missões deve ser mais próximo. Os Leigos têm sido pouco envolvidos nas Semanas Missionárias; deveriam ser eles os continuadores do trabalho realizado.

Programação 2010-2011

Missão 2010
A alteração da data desta reunião, impediu o Pe. Almiro, Secretário Diocesano das Missões, de estar presente. Foi, no entanto, lembrado o que já está programado para o Outubro missionário: “Cristo na Cidade”, “Embarca na Missão” e Tenda do Encontro”. Ficou-nos, contudo a interrogação: Qual a participação da ANIMAG?

Semanas de Animação Missionária
Semana missionária de Aveiro - 12 a 20 de Março.
Semana missionária em Vila Real – Régua: 2 a 10 de Abril.

Assembleia Anual ANIMAG
Data e local - O Pe Farias informou que a Assembleia Anual se irá realizar no Centro Pastoral do Sameiro, em Braga, de 09 a 12 de Novembro.
Tema: Estudo da Carta Pastoral dos Bispos sobre a Missão.

Escolha de nova direcção
Agradecimento à Equipa Coordenadora cessante. O Pe Claudino e a Irmã Fernanda receberam os maiores elogios e agradecimentos pelo generoso trabalho desenvolvido nos dois anos do seu serviço à ANIMAG 2. AO Pe. Claudino que se retira para fazer um ano sabático, desejamos os maiores sucessos missionários.    
Escolha da nova Equipa Coordenadora. Depois de invocarmos o Espírito Santo, a Equipa Coordenadora ficou assim constituída:
Coordenador: Pe. António Augusto, Dehoniano.
Secretária: Ir. Fernanda Martins, FMM.

Outros Assuntos:
Partilha económica da Semana Missionária de Estarreja e Murtosa. O coordenador da ANIMAG 2, apresentou a partilha feita pelos Párocos. Pediu-se à Direcção cessante que escrevesse aos respectivos arciprestes, a agradecer.

Próxima Reunião: Ficou marcada para 20 de Setembro, às 15 horas, na Casa dos Missionários do Espírito Santo, na Rua do Pinheiro Manso, Porto, para programação do novo ano.

A secretária: Irmã Fernanda

Comentários

Mensagens populares