A L A R G A O ESPAÇO DA TUA TENDA


EXPOSIÇÃO MISSIONÁRIA: A L A R G A  O ESPAÇO D TUA TENDA


No dia 12 de Maio foi inaugurada em Fátima a exposição missionária “alarga o espaço de tua tenda”. Não é a primeira vez que se realiza uma exposição missionária em Fátima. Mas a exposição que se realiza em 2012, e que decorre de Maio a 31 de Outubro, tem maior envergadura e importância, pois resulta da parceria do IMAG / ANIMAG, do Santuário de Fátima e das Obras Missionárias Pontifícias.


A exposição missionária de 2012: “alarga o espaço de tua tenda” (Is. 54, 2), funciona no Convívio de Sto Agostinho, situado na cripta da Igreja da SS. Trindade. Pelos Institutos Missionários esta exposição é considerada como momento privilegiado de animação missionária. Normalmente as exposições organizadas pelo Santuário de Fátima são visitadas por centenas de milhares de pessoas. Esperamos que números semelhantes de visitantes sejam tocados e interpelados pela inquietação missionária.

Para que aconteça a animação missionária e o contacto directo com a missão e os missionários, durante a exposição alguns membros dos IMAG / ANIMAG estarão sempre presentes e servirão de recursos humanos para ajudar a percorrer a exposição.

Na visita à exposição missionária e ao percorrermos os diferentes blocos, sentimos envolvidos e impelidos a tomar parte da grande missão de Deus e da Igreja. A exposição está organizada em 4 núcleos ou blocos:

o Núcleo 1 - Deus missionário: A missão é comunicação, pois Deus é amor, e por amor se comunica aos homens. A fonte da missão é o coração da Trindade de Deus.

o Núcleo 2 – A Praça da Missão: discípulos de Jesus Cristo: missionários ontem, hoje e sempre. Ao longo da história, impelidos pelo Espírito, discípulos / missionários anunciaram e anunciam Cristo.

o Núcleo 3 – A missão acontece em todo o tempo e lugar. A missão não tem barreiras nem fronteiras. O amor de Deus atinge todos os continentes.

o Núcleo 4 - “alarga o espaço da tua tenda”: da fonte batismal para a missão. A missão brota do encontro com Cristo, do compromisso do Batismo. Batizados, a missão convoca-nos e compromete-nos.

O ideário da exposição missionária enquadra-se nas celebrações do Centenário das aparições de N. Sra. em Fátima. O tema das celebrações para 2012 procura criar uma atitude de compromisso e de oblação de nossa vida, deixando-nos a interpelação de Maria aos pastorinhos: “Quereis oferecer-vos a Deus?” O discípulo / missionário oferece a sua vida ao serviço do Reino de Deus.

Fátima é lugar de encontro com Deus. Fátima é lugar de fé, devoção e de crescer no sentido de pertença à igreja. Ao passar por Fátima, de Maio a Outubro, não deixemos de visitar a exposição missionária e que deixe em todos uma profunda inquietação missionária.


Comentários

Mensagens populares