SEMANA MISSIONÁRIA DE CAMARATE


“O QUE TE ENCHE O CORAÇÃO”?!





 














AVALIAÇÃO: Nossas impressões” mais evidentes:

+ O grande empenho dos leigos, particularmente os catequistas, desde o momento inicial que foi a preparação, com destaque para Carlos e Lídia.

+ Muito boa participação nos encontros e celebrações nos bairros.

+ Foi muito bom ter ido às escolas, apesar de poucas turmas visitadas; os “frutos” virão depois, como já está acontecendo, com o interesse de outras turmas e professores.

+ Manifestação de grande espírito de equipa e comunhão na realização da SAM, nas diversas atividades, apesar de alguns ‘sintomas’ de pessimismo antes mesmo de começar!

+ A presença muito próxima, simples e humana, do Sr. Bispo D. Joaquim Mendes, junto do povo! Destacamos aqui os encontros com os adultos nos bairros e com as crianças; sobretudo no primeiro dia, o encontro com as crianças da catequese na comunidade Nª Srª Mãe Rainha, em Fetais, (O que te enche o coração? perguntou uma criança a D. Joaquim, facto que o marcou bastante…) e no final a Eucaristia em Camarate com todas as crianças da paróquia.

+ A Tenda Missionária no adro da Igreja foi a grande “vedeta” da SAM, pela exposição “pública” da vida da Igreja, onde se transmitiu a dimensão missionária da fé com grande “imaginação e arte” através das diversas dinâmicas (Quais?!).

Deixamos aqui registada a colaboração da Junta de Freguesia de Camarate que nos cedeu as duas barracas para que tal fosse possível.

+ O testemunho vivo e alegre das Irmãs missionárias e Missionários que estiveram sempre presentes ou foram passando alguns momentos conosco, marcou realmente a muita gente, particularmente quem não estava acostumado a “frequentar” a Igreja.

+ Acolhida feita pelas pessoas aos missionários e missionárias, destacando as Irmãs Vitorianas que receberam e hospedaram a todos com grande alegria. Obrigado!

+ Destacamos: A força dos leigos já envolvidos na vida cristã da paróquia. Afinal, temos mais força do que podemos imaginar!

- Que melhorar?! A informação, apesar das belas iniciativas como o vídeo, e tornar mais visível a ação dos leigos através de testemunhos nas várias celebrações.
                                                                                  (P. Alexandre, P. Boaventura, Ir. Neto):


Comentários

Mensagens populares