A Assembleia anual do ANIMAG - 2014, realizou-se  em Bragança, de 04 a 07 de Nov. na localidade de Cerejais- Alfândega da fé e contou com 46 participantes.


Os representantes de 22 institutos religiosos estiveram reunidos em assembleia-geral de 04 a 07 de Novembro, com o objetivo de debater a situação atual da animação missionária em Portugal e lançar propostas concretas para tornar a Igreja Católica mais comprometida com a dimensão missionária. O encontro decorreu no Santuário de Cerejais, em Alfândega da Fé, na diocese Bragança-Miranda. 

A assembleia teve início com uma bonita celebração de boas vindas, presidida pelo Padre Vitor Dias, Missionário comboniano, onde celebrou-se a festa de aniversário da irmã Sandra Ortiz, que aproveitou a ocasião para dar graças a Deus pelo dom da vida e da missao.

No segundo dia de trabalhos, a assembleia anual do ANIMAG (Animadores Missionários dos Institutos Ad Gentes) contou com uma intervenção do bispo de Bragança-Miranda, José Cordeiro, que convidou os participantes a refletir sobre a exortação apostólica do Papa Francisco: «Alegria do Evangelho». 


«O essencial na missão é sentir a Graça de Deus e ser graça de vida para os outros», afirmou o prelado, desafiando os presentes a «ousarem um pouco mais» e a serem criativos nas propostas, sem esquecerem que a finalidade da sua missão e da missão da Igreja é sempre Jesus Cristo. José Cordeiro pediu ainda aos religiosos que recuperem a essência do carisma dos fundadores para mostrarem a beleza que cada carisma representa na Igreja. 


Já o presidente do ANIMAG, Vítor Dias, sacerdote comboniano, manifestou-se satisfeito com o andamento do encontro, por dois motivos: primeiro, pelo facto da comunhão entre os vários institutos demonstrar que uma missão em conjunto entre todos é possível; segundo, porque só num espírito de união é exequível encontrar respostas plausíveis para realizar uma missão em harmonia. O ANIMAG é um órgão criado no seio do IMAG (Institutos Missionários Ad Gentes), formado pelos superiores e superiores provinciais dos institutos missionários presentes em Portugal.



Comentários

  1. Oh como é bom, como é consolador, viverem os irmãos no mesmo amor.
    «Esta é a beleza da consagração: é a alegria, a alegria...», a alegria de levar a todos a consolação de Deus. (Papa Francisco).
    Como é bom ver os missionários(as) sorrindo pela vocação e missão que o Senhor nos confiou. É tão bom ser familia ANIMAG.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares