Fundação Evangelização e Culturas (FEC)


Aqui, no blogue vamos dar a conhecer, com informação básica, os principais parceiros do ANIMAG, com quem queremos, cada vez mais, trabalhar em rede.


A Fundação

A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), instituída pela Igreja Católica de Portugal (Conferência Episcopal e Institutos Religiosos) e presidida por D. Jorge Ortiga, em representação da Conferência Episcopal Portuguesa.

A Missão

Fomentar, potencializar e coordenar as vontades e os meios da Igreja Portuguesa no seu relacionamento e cooperação com os países lusófonos é a missão da FEC, materializada em Projectos de Cooperação e Sensibilização da Sociedade para as Questões do Desenvolvimento. Congregando bispos, religiosos, paróquias, voluntários em Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Prínicipe e Timor-Leste, a FEC opera como ampla plataforma de dinamização e entendimento para a cooperação entre todos os países envolvidos.

A História


A FEC surge em 1990 na sequência lógica das celebrações dos 500 anos da Evangelização das Igrejas Lusófonas e do movimento de reencontro desses povos. Em 1999, com o final das comemorações passa a ser uma entidade de carácter permanente que, por excelência, tem como missão dar continuidade ao espírito de cooperação missionária, intercâmbio e ligação entre Igrejas de língua oficial portuguesa. As iniciativas e projectos que vão nascendo tendem, pois, a enquadrar-se no incremento de acções de carácter cultural e educacional, procurando o desenvolvimento integral dos povos e a continuidade, valorização e consolidação dos laços religiosos, históricos e culturais mantidos desde há cinco séculos (cfr. Estatutos, art. 2º).

A FEC em acção

A FEC é uma organização de matriz cristã, aberta à sociedade civil em todos os países onde está presente e onde desenvolve projectos de cooperação, com actividades nas áreas de Comunicação Social e Educação. Em Portugal pretende ter um papel central na dinamização e sensibilização da sociedade civil e da Igreja para o desafio da cooperação e do desenvolvimento sustentado dos países lusófonos. Conta com a colaboração de cerca de 10 profissionais na sede, técnicos voluntários em acções anuais de cooperação fora de Portugal (link para a equipa) e ainda muitos colaboradores que apoiam, de forma pontual e voluntária, a acção da fundação.

Comentários

  1. Na sociedade actual faz todo o sentido unir esforços, vontades e forças!
    Toda a humanidade e em especial a Europa necessita de valores, valores de verdade, daqueles valores que só se encontra em Cristo e com Cristo!

    Deus nos acompanhe e guie!

    Abraços Consolatinos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares