ZONA 2: ECOS DA SEMANA MISSIONÁRIA DE ESTARREJA / MURTOSA

.
Uma vez mais o ANIMAG da Zona 2, de 20 a 28 de Fevereiro, realizou uma Semana Missionária na diocese de Aveiro nos arciprestados de Estarreja e Murtosa. Cerca de 20 missionários (as), repartidos em 10 equipas, cada equipe em sua paróquia, despertaram as comunidades cristãs para a dimensão missionária da Igreja.

Da realização desta Semana Missionária salientamos a abertura e o encerramento. Na celebração de abertura todos os missionários foram enviados pelo Bispo diocesano e a cada paróquia foi entregue uma tocha missionária. O Sr. Dom António Francisco incentivou a todos para que essa actividade fosse para a região um momento de graça que ajude a todos a ser discípulos – missionários. Na conclusão da Semana, apesar da chuva, muita gente esteve presente e foi o momento do testemunho e da festa.

Do desenrolar da semana em cada paróquia, sublinhamos:
- O bom acolhimento e a participação (apesar da chuva e do vento) das pessoas para as actividades propostas: terços missionários, via-sacras, visita às escolas, visita às famílias e aos doentes, reflexões após as Eucaristias...
- A preparação da Semana. Se esta acção conjunta dos ANIMAG correu bem, deveu-se à sua preparação: párocos e missionários. Talvez tenha faltado um encontro prévio com o grupo mais activo de cada paróquia para juntos se darem conta do desafio que é uma Semana Missionária, programarem e trabalharem em conjunto.
- O empenho manifestado pelos párocos que, em geral, acompanharam sempre os missionários e mostraram interesse na realização da Semana.

Após a realização de mais uma Semana Missionária, perguntamo-nos: o que fica? O grande objectivo é ajudar que as nossas paróquias tenham rosto e coração missionários. Para que isso seja possível, é de desejar que em cada paróquia ficasse um grupo missionário. Graças a Deus, isso aconteceu em algumas paróquias. Mas, quem irá animar e fortalecer esses grupos? Que subsídios temos ao nosso alcance? Certamente que na reunião de avaliação da Semana, que irá acontecer dos párocos e missionários, esses assuntos virão ao de cima.

António Farias
.

Comentários

Mensagens populares