ASSEMBLEIA ANUAL ANIMAG


De 05 a 08 de Novembro, os Institutos Missionários Ad gentes realizaram a sua Assembleia Anual. Reunimo-nos na Casa de Retiros São José, Diocese de Lamego, num total de 45 membros de 18 institutos missionários. Tivemos connosco, para nos ajudar na reflexão dos temas o Senhor D. António Couto, Bispo de Lamego.  Da reflexão que nos apresentou e dos desafios que nos lançou,
deixo aqui alguns.

A missão é confiada a uma Igreja discípula, reunida á volta de um único Mestre, Jesus Cristo, cuja autoridade soberana e nobre assenta na familiaridade e na proximidade. Nós somos enviados a ensinar, como discípulos, nunca como mestres. Não ensinamos nada de próprio, nem por conta própria. Os discípulos de todos os tempos são chamados a ir. Indo são chamados a não ficar aqui ou ali, nem ficar assim. O grande desafio é mudar de lugar e de modo. O grito que continua a vir das pessoas é sempre o mesmo: “nós queremos ver Jesus”. Temos de nos sentar com as pessoas, como Jesus, com a Samaritana na beira do poço. Este trabalho requer uma conversão da nossa parte.

Na tarde do dia 06 deslocámos-mos a Aguiar da Beira para, em data aniversaria da morte da missionária leiga, Idalina Gomes, assassinada em Moçambique a 6 de Novembro de 2006, prestarmos a nossa homenagem em comunhão com os familiares, a Paróquia de Aguiar da Beira e os Leigos para o Desenvolvimento. 


 A concluir os trabalhos, na manhã de Sexta-feira, foram partilhadas as atividades já realizadas e as que estão programadas e em programação para novo ano pastoral.

Comentários

Mensagens populares