ENCONTRO ANIMAG ZONA 3 – «SOMOS VASOS DE BARRO»




















No dia 23 de junho de 2020, mais uma vez a rede que baliza cada janela, do computador ou telemóvel, conseguiu através da técnica juntar-nos num único ecrã. Deste painel de rostos surge a maravilha do diálogo entremeando corações reais, numa partilha missionária vivida aquém, mas sem deixar de ecoar além-mar.
Depois de uma oração preparada e apresentada em PowerPoint pela Irmã Luciana Rodrigues, subordinada ao tema: «SOMOS VASOS DE BARRO», fomos transportados para a nossa realidade frágil como seres humanos e situação de pandemia que estamos a viver. Apesar da debilidade referida, a oração ajudou a que cada um de nós descubra, cada dia, o Tesouro que trazemos neste vaso de barro, que nos impulsiona para a missão, cá dentro e lá fora.
Passou-se ao momento de reflexão, também preparada pela Irmã Luciana, sobre a carta do Papa Francisco para o dia mundial da Missões. A Irmã começou por partilhar o seu sentir e pensar sobre os pontos abaixo referidos, dando depois a cada participante espaço de reflexão e partilha sobre os mesmos.
1 - A missão é resposta, livre e consciente, à chamada de Deus. Mas esta chamada só a podemos sentir, quando vivemos numa relação pessoal de amor com Jesus vivo na sua Igreja.
2 - Como Maria, a Mãe de Jesus, estamos prontos a permanecer sem reservas ao serviço da vontade de Deus? Esta disponibilidade interior é muito importante para se conseguir responder a Deus: Eis-me aqui, Senhor, envia-me.
3 - Somos convidados a redescobrir que precisamos das relações sociais e também da relação comunitária com Deus.
A tónica do grupo, não se desviou muito uns dos outros, mas foi sem dúvida, a necessidade de relações sociais, radicalizadas em Cristo, através do encontro íntimo na oração, das relações fraternas entre nós e com as pessoas do meio envolvente, mais ou menos, afetadas com a situação atual.
Outro foco da reflexão do grupo passou pelas paróquias orientadas por párocos de congregações missionárias, no sentido de que seja feita a diferença por um espírito missionário que carateriza estes sacerdotes, cuja formação e fonte é “canalizada” por um carisma missionário.
Também foram abordados nesta reflexão a comunhão com o Papa Francisco, na ideia de uma Igreja disponível, em saída e sempre norteada pela Palavra que nos dá vida e impulsiona para fora a fim de fazer discípulos.
Foi um encontro bem aproveitado, uma reflexão fundamentada e uma oportunidade de reconhecer que é na fidelidade a Cristo que cada carisma se amplia por todos os lugares e antros mais ou menos conhecidos do nosso mundo. Bem-haja!

Comentários

Mensagens populares