Curso de Missiologia 2021



Curso de Missiologia Online

O Curso de Missiologia é uma proposta formativa feita a todos os cristãos, chamados a “comunicar a beleza e a alegria do Evangelho” (EG 131), a exemplo dos Apóstolos que não podiam deixar de afirmar o que viam e ouviam (cf. At 4, 20). 

       Este curso é uma iniciativa dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP). É bienal, correspondendo 2021 ao 1º ano do ciclo, e a inscrição é arbitrária quanto à ordem, 1º ou 2º ano. Após a frequência em cada um dos anos, os alunos recebem um certificado de participação. Este ano, realizar-se-á entre 23 e 28 de agosto, das 09h00 às 13h00 e, pela primeira vez, não decorrerá em Fátima, mas sim por videoconferência, tendo em conta a situação pandémica a as restrições a ela inerentes. 

O curso tem como objetivos a apresentação das bases bíblico-teológicas da missão ad gentes, a reflexão da missão à luz do Vaticano II e dos documentos recentes do Magistério, assim como o estudo das etapas mais importantes da história da evangelização e da dimensão missionária. Procura, igualmente, apresentar exemplos concretos da práxis missionária atual e preparar para os desafios da interculturalidade e do diálogo inter-religioso. 

Os destinatários são os membros dos Institutos Missionários Religiosos, sacerdotes diocesanos, missionários, seminaristas e estudantes de teologia, candidatos ao laicado missionário, voluntários da missão, catequistas e jovens, e todos aqueles que desejam aprofundar e alicerçar a sua fé no diálogo com o mundo e os desafios atuais da Igreja. 

Os temas em estudo este ano são: A Missão em S. Paulo (D. António José da Rocha Couto), A Evangelização na Época dos Descobrimentos (Pedro Lage Correia), O caminho da Interculturalidade (Diana de Vallescar Palanca), Os jovens e a Missão (Teresa Messias), O sentido da peregrinação (Santuário N. Sra de Fátima) e “Fratelli Tutti”: desafio e missão (D. Armando Esteves Domingues).

PODE FAZER A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI e o seu custo é de 20,00€.


           

Comentários

Mensagens populares