Pelos caminhos do mundo...no Algarve!


«Pelas 10 horas do dia 3 de Julho de 2019, na sala de Nossa Senhora da Encarnação, da Igreja Paroquial de Vila Real de Santo António, foi inaugurada a Exposição Missionária: Pelos Caminhos do Mundo.
Esta exposição é fruto de uma iniciativa dos Institutos Missionários Ad Gentes (ANIMAG), como ajuda para que o maior número de pessoas possam, viver ainda mais intensamente, o Ano Missionário Extraordinário (Outubro 2018-Outubro 2019), proposto pela Conferência Episcopal Portuguesa, com o mesmo objetivo daquele proposto pelo Papa Francisco para a celebração do mês Missionário Extraordinário - Outubro 2019: despertar ainda mais a consciência da missão ad gentes e de retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da Pastoral (Papa Francisco).
A exposição consta de um conjunto de 12 painéis que apontam para Deus, que “fazem caminho com as pessoas”. Uma série de 34 objetos que nos abrem ao encontro de culturas e religiões. Um jogo (jogo da glória) que convida à aventura de correr os caminhos do mundo e da missão. É um jogo para todos, mas a pensar sobretudo nas crianças, adolescentes e jovens. À Exposição que percorre o país, aqui, no algarve, juntou-se dois painéis referentes a duas figuras de Missionários: O Bispo D. António Barroso, bispo do Porto e que viveu a maior parte da vida nas missões, de quem se está a tratar a causa de beatificação e um painel sobre a grande figura de missionário do Algarve: O Beato Vicente de Santo António, mártir no Japão. Também se juntaram mais cinco presépios que refletem a cultura dos seguintes povos: México, Panamá, Belém (Terra Santa), Perú, região dos Andes.
Esta exposição está a percorrer o país. Durante o mês de Julho está na diocese do Algarve, mais precisamente: de 3 a 13 fica em Vila Real de Santo António; de 15 a 28, na Baixa de Faro, nas anteriores instalações do Banco Santander, mais precisamente na Rua D. Francisco Gomes, nº 21, junto ao Jardim.
Em Vila Real de Santo António, a exposição está aberta todos os dias das 10 às 12.30 horas e das 15 às 19 horas. Todos os dias, a partir das 21 horas, fica reservada à visita de grupos vindos das paróquias vizinhas ou de grupos ligados aos movimentos paroquiais, para ações de formação e de reflexão.
Em Faro, está previsto, para além da visita de grupos, também manifestações culturais, animadas por pessoas de diversos países.

          Desde já quero manifestar a minha gratidão a tantas pessoas que têm manifestado o interesse e colaboração para que este evento se concretize.»

Pe. Agostinho Pinto scj
Diretor Diocesano das Obras Missionárias Pontifícias
Diocese do Algarve



Comentários

Mensagens populares