A MISSÃO HOJE, O HOJE DA MISSÃO!



A MISSÃO HOJE, O HOJE DA MISSÃO!
Assembleia nacional dos Animag 2019

Após um ano dedicado à Missão em Portugal, com a Exposição Missionária itinerante a percorrer de norte a sul do país com o seu apelo missionário, depois da vivência intensa do mês Missionário extraordinário de outubro de 2019, os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) e os seus animadores (ANIMAG) reuniram-se de 5 a 8 de novembro na sua Assembleia Nacional no Seminário Maior de Évora. Cerca de 70 missionários caminharam juntos no hoje da Missão vivendo estes dias de reflexão, oração, partilha, planeamento, inspiração como irmãos e irmãs que abraçam juntos o desafio feliz de ser missão!
“A Missão em Portugal hoje e amanhã” foi o tema que desenvolveu o Dr. Carlos Liz e a Dra. Graça Franco, interpelando-nos a acolher os desafios e oportunidades do tempo de hoje.
Os missionários foram acolhidos pelo Pastor desta diocese, Dom Francisco Senra Coelho e pelo Cónego Manuel Ferreira. Os ANIMAG, dos quais fazem parte 26 institutos, debruçaram-se sobre a animação missionária da Igreja em Portugal, sempre apontando a missão universal num serviço generoso e dedicado aos irmãos. Partilharam a alegria do Evangelho que congrega e envia os missionários e as histórias e peripécias das várias acções missionárias realizadas, desde dinamização de semanas missionárias, vigílias missionárias, visita a escolas, apoiar os doentes e os pobres, celebrar o envio de missionários por esse mundo fora… Juntamente com as paróquias e as dioceses de Portugal, com a presença do diretor nacional das OMP (Obras Missionárias Pontifícias) e de alguns representates dos secretariados missionários das dioceses, foi objetivo dos ANIMAG pensar sinodalmente na missão  e em como reacender o fogo e a paixão que move a Igreja ao encontro dos outros, recordando-nos que somos missão.
Nesta ocasião, a Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, acolheu a Exposição Missionária itinerante “Pelos caminhos do mundo”, e a inauguração contou com a partilha de testemunhos missionários e danças do mundo.
No final da assembleia, voltamos às nossas comunidades com um sorriso aberto de quem encontra e é encontrado, das partilhas, dos projetos, dos sonhos, do louvor a Deus por cada carisma, por cada missionário, por cada cantinho onde o nome de Deus é sussurrado e por todos os “confins da terra” onde ainda é necessário partir e chegar.
O secretariado nacional dos Animag agradece a todos os que tornaram possível este encontro e fizeram deste tempo um abraço de comunhão e de renovação do compromisso em caminhar juntos no hoje da missão!








Comentários

Mensagens populares