Encontro do Secretariado ANIMAG - da escuta ao diálogo



"A Missão faz-se com a alegria do Evangelho!"
papa Francisco

O Secretariado nacional dos ANIMAG reuniu ontem, dia 14 em Fátima, na casa dos Missionários da Consolata. Os representantes das congregações e institutos juntaram-se para refletir juntos sobre a assembleia de novembro passado e planear a próxima assembleia.
Como tema de reflexão, convidamos o padre Adelino Ascenso para falar sobre o diálogo inter-religioso. O padre Adelino, para além da sua experiência de diálogo com outras religiões na sua missão no Japão, é também responsável de uma sub-comissão sobre  diálogo inter-religioso pela Conferência Episcopal Portuguesa.
E foi com a alegria de estarmos juntos, de ser enviados a viver e testemunhar o Evangelho no diálogo com as outras culturas e religiões, que escutamos a sua partilha. O padre Adelino fez-nos refletir sobre a nossa atitude perante o que é diferente, referindo que o que é diferente perturba-nos, desinstala-nos mas é isso que leva "da desconstrução para a construção robusta na fragilidade". Recordou-nos que temos como missão a civilização do diálogo e do encontro, e que é este diálogo sem reservas que nos leva a aprofundar a nossa fé. Sublinhou que há 4 formas de diálogo e anúncio: diálogo da vida, diálogo das obras, diálogo de intercâmbios teológicos e diálogo de experiências religiosas. Quanto à finalidade do diálogo inter-religioso, referiu que era escutar, estar com, acompanhar sempre numa atitude de grande respeito, humildade e fragilidade.

A próxima assembleia dos ANIMAG será de 3 a 6 de novembro de 2020 e o tema será então o Diálogo inter-religioso.


Padre Adelino Ascenso a falar sobre o diálogo inter-religioso aos membros do secretariado dos Animag.

"A missão faz-se com a alegria do Evangelho!" - dinâmica inicial do encontro dos ANIMAG.

A prepararmo-nos para a foto de grupo...



Comentários

Mensagens populares