A falta que um rosto faz... Conferências Missionárias 2020 - INSCRIÇÕES


“A falta que um rosto faz!”

Ciclo de Conferências Missionárias online - outubro 2020

 



Os Institutos Missionários Adgentes (IMAG) e os ANIMAG (Animadores dos Institutos Missionários Adgentes), em colaboração com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP), vão organizar um ciclo de conferências missionárias durante o mês de outubro, em formato de videoconferência, dedicado ao tema “A falta que um rosto faz!”

As sessões realizam-se todas as quintas-feiras, às 21 horas, entre os dias 1 e 29 de outubro, com participação aberta e gratuita, disponível AQUI.

A primeira sessão, a 1 de outubro, terá como orador o bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, que refletirá sobre a transformação «de “eu” para “eis-me aqui!”», baseando-se na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2020. 

No dia 8, será a vez da encenadora Matilde Trocado dissertar sobre “As Expressões de Proximidade”. A terceira sessão, marcada para 15 de outubro, contará com a especialista em Intervenção Social, Rita Valadas, para refletir sobre “O outro diante de mim”. Já a sessão do dia 22 será dedicada a “Desmascarar a missão”, com o professor da Universidade Católica, Juan Ambrosio. Na quinta e última sessão, a 29 de outubro, contaremos com o Cardeal, teólogo e poeta, Tolentino Mendonça, que encerrará o ciclo de conferências partilhando “As palavras da missão”.   


 

A falta que um rosto faz! Um rosto que espero, ou um rosto que surge sem dia nem hora marcados, ou sem o coração a aguardar algo de novo, pode fazer nascer em mim, o espanto, a curiosidade, a inquietação, o desejo de palavras e gestos novos. Olhar para um rosto pode apontar o sentido e fazer-me escutar, como da primeira vez, o som do “tu” e, assim, tornarmo-nos “nós”. A falta que um rosto faz! Uma palavra, um olhar, um rosto pode recordar-me que sou missão, que as minhas mãos servem para criar beleza e renovar a face, de “eu” para “eis-me”! «Esta palavra nova e boa e imperativa, inscrita no rosto do outro»[1], fala-me d`Aquele que me chama e me envia e que, face a face, me faz reconhecer a falta que um rosto faz, a falta que o teu rosto me faz!



[1] Couto, António (2020). Leitura do tempo em que vamos, p. 15. Alêtheia editores. 







 

Comentários

Mensagens populares