ENCONTRO ANIMAG ZONA 3 - A CONVERSÃO PASTORAL


Hoje dia 29 de julho de 2020 encontraram-se os elementos do ANIMAG zona 3. Este encontro foi muito produtivo e tinha como ordem de trabalhos rezar, partilhar e refletir sobre o recente documento da Congregação para o Clero, cujo nome é “A CONVERSÃO PASTORAL DA COMUNIDADE PAROQUIAL A SERVIÇO DA MISSÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA”. A reflexão foi orientada pelo Frei José Luís dos Capuchinhos e seguidamente partilhada por todos.
Foi um momento rico de partilha, onde falámos sobre a necessidade da formação dos cristãos para a vida de hoje. A sociedade tem sido alvo de muitas transformações científicas e de mentalidades que muitas vezes, faz com que o ser humano se perca na vida apressada. O Cristão precisa de continuar a crescer para Cristo, precisa de voltar a tornar Cristo atual nas suas vidas, precisa de se encontrar. Outro ponto que vimos ser de grande importância foi a necessidade de facultar uma boa formação para os catequistas, uma formação orientada para ser missionário, e o que ser missionário representa na vida de todo o Cristão. Como não podia deixar se ser, falámos e refletimos muito sobre o foco que devemos dar para os mais pobres. O COVID veio aumentar a distância social entre ricos e pobres, vamos ter anos complicados no mundo ocidental, vai aumentar muito a fome. E no mundo que já padecia desta enfermidade - a fome - vive uma dor cada vez maior. Refletimos, assim, que temos de nos debruçar sobre a opção preferencial pelos pobres, sem esquecer a questão da justiça e paz. É urgente lutarmos por uma sociedade mais justa e mais fraterna.
Também tivemos tempo para programar a atividade missionária, que realizaremos todos juntos, durante o mês missionário, o mês de outubro, que este ano será na Vigararia dos Milagres. A Vigília Missionária da diocese de Leiria será na Paróquia de Santa Eufémia dia 16 de outubro às 21:00.

Uma saudação amiga e votos de paz e saúde para todos.


Comentários

Mensagens populares