Encontro ANIMAG Zona II


 

MISSÃO ANIMAG ZONA II 

No dia 1 de Setembro reuniram no Seminário dos Combonianos da Maia alguns dos membros da zona 2 do ANIMAG. Presentes os Combonianos e Combonianas, Espírito Santo, Consolata, Missionários e Missionárias da Boa Nova e Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, e ainda o P. Alípio, Diretor do Secretariado Diocesano das Missões, ao todo nove pessoas. Este encontro presencial tinha como primeiro objetivo preparar a Missão Maia que tem passado por alguns contratempos devido à pandemia. Há já um logo trabalho feito na preparação dessa Missão, mas surgiram alguns imprevistos que era preciso ultrapassar.

A Vigararia da Maia, na pessoa do seu assessor para as Missões, apresentou como proposta a sua realização na quaresma de 2022 com presença de três Missionário em cada Paróquia ao longo das seis semanas da quaresma, em grupos de três paróquias simultaneamente, tendo como ponto essencial a celebração comunitária da penitência em cada paróquia como rampa de lançamento da Missão nesse espaço eclesial.

Ao analisar esta proposta demo-nos conta que nem temos pessoas para esse projeto nem a metodologia está adequada ao nosso objetivo. Demo-nos, porém, conta da grande densidade populacional dessa Vigararia, e por isso concordámos que vai exigir mais tempo e meios para que tenha alguma expressão nesse contexto muito exigente. Ao medirmos as nossas forças, vimos que é possível dispor de missionários para três semanas ao longo da quaresma. Concordámos em estar presentes ao longo de dois fins de semana nessas paróquias durante o advento para fazer o lançamento da semana missionária.

Foi elaborado o esquema de formação para os animadores paroquiais que vão dinamizar esta semana a ter lugar no seminário dos Combonianos da Maia no dia 30 de Outubro. Parece-nos ser uma boa iniciativa que deve exigir de nós grande empenho.

Ficámos em apresentar a nossa proposta à Vigararia e, se possível, trabalhar mais com o Vigário e o novo vigário adjunto que é o responsável pelos jovens a nível vicarial.

Foi um encontro interessante que contou com a presença de pessoas novas, e todos muito empenhados neste projeto em que todos acreditam. Desde há mais de um ano que não foi possível uma reunião presencial. Foi uma boa experiência

 

P. Augusto Farias

Presidente ANIMAG Zona II


Comentários

Mensagens populares