IGREJA A FAZER-SE...ASSEMBLEIA ANIMAG 2021

 

ASSEMBLEIA ANUAL ANIMAG 2021

No dia 4 de novembro de 2021 realizamos a Assembleia Anual ANIMAG (Animadores dos Institutos Missionários Ad Gentes). Esta Assembleia foi realizada em conjunto com os membros dos IMAG (Institutos Missionários Ad Gentes), com os diretores diocesanos das OMP (Obras Missionárias Pontifícias) e com a presença de representantes dos grupos missionários a nível nacional. Esta Assembleia contou com 88 participantes que se reuniram na casa dos Missionários da Consolata em Fátima. 

O dia foi de encontro, rosto a rosto e mesmo entre máscara, vislumbrávamos o sorriso de todos. Foi um  dia intenso e variado. A riqueza dos vários momentos ajudou os participantes a refletir, avaliar e programar a Missão para o próximo ano pastoral e a sentir-se "missão" de mãos dadas, na variedade de carismas e caminhos.

O tema da Assembleia, «Missão: A Igreja a fazer-se...» levou-nos à centralidade do chamamento de Deus que nos chama e nos envia em Missão, enviados a ser presença terna de Deus! E a Missão faz-se e concretiza-se no encontro, na comunhão, na partilha de irmãos! Nós somos missão, somos Igreja a fazer-se, somos construtores do Reino de Deus, Reino de justiça, fraternidade e paz! 

O Dom Armando Esteves Domingues, desenvolveu o tema, focando a atenção sobre a necessidade de uma profunda conversão pastoral. A conversão tem que abranger todos os níveis. Esta conversão é possível com uma renovada abertura à Missão. É preciso saber escutar e estar atento às necessidades do "hoje da missão". É necessário ousar! Abrir-se à novidade da missão com criatividade e inovação.

No final da manhã a Assembleia dividiu-se em três grupos, cada qual com as suas tarefas:

1. Os membros do Secretariado ANIMAG, o qual é composto por cada um dos representantes dos 27 Institutos pertencentes aos IMAG, procederam à eleição da nova Direção Nacional do Secretariado ANIMAG.


2. Os IMAG que são compostos pelos superiores de cada Instituto, deram início à sua Assembleia Geral, tratando vários assuntos relacionados com a Missão, entre os quais o Curso de Missiologia e o mês missionário.

3. Os Diretores diocesanos das OMP e membros dos ANIMAG, dedicaram-se a uma reflexão: «Os desafios da missão». Esta foi orientada pelo Padre José Rebelo, Diretor Nacional das Obras Missionárias Pontifícias.


A celebração da Eucaristia foi o ponto culminante e conclusivo do dia. O Dom Armando presidiu à celebração e a liturgia foi preparada pelas irmãs Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus e pelas irmãs Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus. O momento de Ação de Graças contou com uma dança que exprime o louvor de todos os povos a Deus que nos ama e nos colma de seus bens.

Para finalizar agradecemos ao Dom Armando a sua presença e a sua inspiração para todos nós, entregando símbolo ANIMAG em sinal da nossa alegria. 

E partimos, sentindo-nos enviados a ser sinal do amor e presença do Senhor da Missão! A todos e a todas, missionários e missionárias, que entregais tudo à Missão, obrigada pelo vosso testemunho de alegria e plenitude! E continuamos a caminhar, lado a lado, na missão de sermos IGREJA A FAZER-SE!

Comentários

Mensagens populares