À ESCUTA DO DIÁLOGO: DIALOGAR – Sheik David Munir


À ESCUTA DO DÍALOGO: DIALOGAR 

«Manter o diálogo vivo» é uma das prioridades do Sheik David Munir, Imã da mesquita central de Lisboa desde 1986. Nesta sua conferência, deixou-nos uma ideia muito positiva de uma religião em redor da qual ainda gravitam muitos preconceitos, principalmente na sequência de abusos alheios à essência do Islão. A mensagem que o Alcorão transmite é de paz e fraternidade, embora nem tudo aquilo que é feito por um muçulmano coincida com a sua religião. É necessário separar o que é natural, o que é tradicional e o que é religioso.

O diálogo com os Cristãos é de longa data. O texto sagrado inclui a repetição frequente do nome de Jesus, assim como o de Maria, que constitui o título de um dos capítulos (19ª Surata).

A ignorância gera medo e o medo produz afastamento. É preciso pôr em prática o «amar o próximo», mesmo aquela pessoa que está longe, começando pelo conhecimento mútuo, concentrando-nos no que temos em comum. É muito importante que nos conheçamos melhor, para que a nossa relação seja mais profícua. Um conhecimento que não significa conversão, pois ninguém pode exigir que o outro se converta e abandone a sua própria fé.

Uma das responsabilidades dos líderes religiosos é manter a chama acesa. O Documento sobre a fraternidade humana em prol da paz mundial e da convivência comum, assinado pelo Papa Francisco e o Grande Imã Ahmad Al-Tayyeb, em Abu Dhabi, a 4 de fevereiro de 2019, destinado a toda a humanidade, é um grande contributo para a conservação dessa luz, pelo que se trata de um texto para todos, independentemente da filiação religiosa. Todos os muçulmanos deveriam ler o Documento; os políticos deveriam aprender a aplicá-lo.

A valorização da mulher, colocada no mesmo patamar do homem. Realce dado à mãe, como aquela que sofreu a dor do parto e aquela que nos deu o primeiro alimento. O paraíso de cada um de nós está sob os pés da mãe de cada um de nós. A responsabilidade relativa às viúvas e aos órfãos, assim como às pessoas idosas, já que ter um idoso na nossa casa é ter uma bênção connosco. O Alcorão diz para adorarmos Deus e sermos amorosos para os pais. 

Padre Adelino Ascenso

Presidente dos IMAG


Comentários

Mensagens populares