3ª Conferência Missionária: «A falta que um rosto faz...o outro diante de mim» - Rita Valadas



Rita Valadas Marques colocou-nos «o outro diante de mim», em género de jogo de espelhos entre «eu», o «outro» e «nós». A sua experiência na área da intervenção social e de «liderança criativa» deu um cunho interativo à sua conferência, em apresentação de rostos que interpelam e remetem para a obra que cada um representa. Neste tempo de pandemia, o rosto esconde-se por detrás de uma máscara, pelo que a leitura faz-se, com mais nitidez, na expressão do olhar. Contingência que proporciona um encontro invulgar e intenso.

Posso estar diante do outro e não o ver; posso estar diante do outro e não ser visto; posso ver o outro de modo diferente daquilo que ele é; ele também pode ver-me naquilo que não sou. Se colocamos atenção excessiva no «eu», o encontro com o outro não se torna um «nós». O uso dos sentidos é aquilo que traz o outro para mim: é aqui que começa a minha função de cuidador, em simbiose com o outro, também ele cuidador de mim. O outro diante de mim transforma-se em outro diante de «nós», onde o ouvir adquire uma relevância especial, em luta contra a indiferença, pois esta gera cruel distanciamento.

O olhar para alguém é fazer com que ele exista e é assumir um compromisso; e o estar diante de mim responsabiliza porque gera relação. Passamos muitas vezes pelas pessoas sem as vermos e sem sermos vistos: dilacerante solidão. Deveríamos ter olhos para vermos aquilo que se acrescenta à nossa vida a partir do encontro com o rosto do outro, numa dialética entre quem vê e quem é visto, entre quem dá e quem recebe. Somos mais fortes quando, ao olharmos o outro, queremos o seu bem. Gera-se uma rede em que somos sempre poucos e limitados. Limitação que põe em evidência o «outro» diante de mim e que realça a importância de reconhecer alguém como «eu» diante de mim, numa comunhão com o outro diante de mim que se transforma em «nós».

 

Adelino Ascenso

Presidente dos IMAG

Poderá ver e ouvir integralmente a conferência de: Rita Valadas

Conferências Missionárias 3/5 - 15 Outubro 2020

https://youtu.be/kjrJTM2NVfs

  

        
       

Comentários

Mensagens populares