4ª Conferência Missionária: «A falta que um rosto faz...DESMASCARAR A MISSÃO» - Juan Ambrosio


Prosseguimos, no dia 22 de outubro, com a ciclo de conferências sob o título genérico de A falta que um rosto faz. O orador desta quarta conferência foi o teólogo e docente da UCP (Universidade Católica Portuguesa), Juan Ambrósio, que nos guiou por formas de desmascarar a missão. Foi bem visível o entusiasmo, certamente nutrido pela sua experiência em terras longínquas e na formação missionária de leigos. Desafiou-nos a que tiremos a máscara para buscar traços que caracterizem a missão nos nossos tempos.

Os olhos e o seu papel preponderante: olhar os outros nos olhos e a sua dificuldade. De que cor são os meus olhos? De que cor são os olhos do outro? De que cor são os olhos do Próximo? De que cor são os olhos de Deus? A descoberta da cor dos olhos de Deus a partir do encontro com os olhos do outro. Será aí que se experimenta a Igreja na sua relação com missão e comunhão, observando o centro a partir da periferia.

Juan Ambrósio concentrou-se em documentos do Papa Francisco e na sua mensagem perene, iniciando com dois pilares fundamentais: Evangelii Gaudium (novos caminhos para a Igreja) e Laudato Si’ (ecologia integral). «O dom da escuta» em grande realce no Instrumentum laboris do Sínodo para a Amazónia: «escuta de Deus, até ouvir com Ele o grito do povo; escuta do povo, até respirar nele a vontade a que Deus nos chama». Somos instados a uma tripla conversão: pastoral (Evangelii Gaudium); ecológica (Laudato Si’); sinodal (Fratelli Tutti). Uma Igreja samaritana, encarnada, que sai ao encontro de todos (Querida Amazónia; Fratelli Tutti), atendendo ao clamor da terra, dos povos e dos pobres como lugar teológico da missão; afinando sempre a capacidade de escuta. Um caminho em conjunto, uma vez que ninguém se salva sozinho.

A Missão como contributo para o bem viver: em harmonia consigo próprio, com os outros, com a natureza e com o Ser Supremo, sabendo que tudo está interligado. Uma Igreja participativa, acolhedora, criativa e harmoniosa. Abertura a novos caminhos de conversão cultural: abrir-se ao outro e aprender do outro, num processo de inculturação do evangelho nas culturas autóctones que permita, igualmente, a introdução das culturas na Igreja, para que a missão tenha traços identitários do lugar aonde somos enviados. Ousar um mundo novo com sabor a evangelho, mais atentos, para que conheçamos a cor dos olhos do outro e de Deus e que a nossa resposta possa ser um verdadeiro «eis-me aqui, envia-me».

Adelino Ascenso

Presidente dos IMAG

Poderá ver e ouvir integralmente a conferência de: Juan Ambrosio

Conferências Missionárias 4/5 - 22 Outubro 2020

https://youtu.be/-XQpPrlvWfM 




Comentários

Mensagens populares